Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Responsabilidade Social

MODELO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL

A HM Engenharia se preocupa com todas as esferas de impacto de sua atuação. Além de prezar pela qualidade de seus empreendimentos, a HM Engenharia atua respeitando o meio ambiente e dando apoio a comunidade local, sem esquecer o contexto econômico.

Dessa maneira, a Companhia tem diversas iniciativas nas dimensões ambiental, econômica e social. O Modelo de Gestão da sustentabilidade é pautado pelas diretrizes do Grupo Camargo Corrêa.

 

COMPROMISSO COM O FUTURO

Desde agosto de 2006, com a assinatura pelos acionistas e diretores da Carta da Sustentabilidade: O Desafio de Inovação, o Grupo Camargo Corrêa iniciou uma mobilização para implantar um modelo de gestão que garanta a perenidade de seus negócios e contribua para um futuro melhor.

Para o Grupo Camargo Corrêa, ter sucesso não depende da qualidade de produtos e serviços, de modernas técnicas de gestão ou de avançada tecnologia. No ambiente corporativo moderno, crescer é importante, mas crescer de maneira sustentável, atendendo às novas demandas do meio ambiente, da sociedade, de seus profissionais e de todos os públicos, é fundamental.

Foi essa convicção que levou à decisão de integrar a sustentabilidade ao mapa estratégico da organização, à gestão do negócio e às atividades do dia a dia e fez dela um objetivo que passou a ser buscado com o mesmo empenho com que se procura atingir resultados financeiros e operacionais.

 

O desafio da inovação

O que está por trás dessa opção é a constatação do Grupo de que respostas convencionais deixaram de oferecer soluções para problemas como mudanças climáticas, escassez de recursos naturais, geração de resíduos em ritmo maior do que a capacidade de sua reabsorção pela natureza, desigualdade de oportunidades e outras graves questões atuais.

É esse panorama que torna essencial a busca do desenvolvimento sustentado, que associa desempenho econômico com a transformação da realidade social e a redução de impactos ambientais. É preciso crescer em harmonia com o desenvolvimento das pessoas – público interno e comunidades – e em equilíbrio com o meio ambiente.

É essa visão que está expressa na Carta da Sustentabilidade. Ela formaliza o compromisso de contribuir, por meio de suas atividades empresariais, para a construção de uma sociedade mais justa, e lança as bases de uma grande missão que o Grupo está desenvolvendo.

Em um ano, foram dados grandes passos. Entre os principais, está a definição das diretrizes e indicadores de sustentabilidade e a capacitação dos 13 diretores escolhidos como “guardiões” e de 100 profissionais que atuarão como multiplicadores, levando para todas as unidades o conceito e as metas do programa.

 

Investimento social

O investimento social corporativo é um dos aspectos da visão de sustentabilidade do grupo Camargo Corrêa. Ele se traduz em apoio a projetos sociais voltados ao desenvolvimento da comunidade que vivem onde suas empresas atuam. O Instituto Camargo Corrêa, o Instituto Alpargatas e a Fundación Loma Negra são as três instituições responsáveis pelo investimento social, atuando com visão comum e de maneira colaborativa.

 

Funcionários

Para conscientizar e educar seus funcionários sobre os princípios Éticos e Sustentáveis, a Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário dissemina seu Código de Conduta e sua Política Ambiental. Essa política visa nortear os funcionários da HM Engenharia em todas suas atividades que tenham impactos no meio ambiente.

Com o objetivo de propiciar a todos os profissionais conhecimento das diretrizes sobre os cuidados com a Saúde e a Segurança, além também, de orientar para a prevenção de acidentes em nosso ambiente profissional, o Grupo Camargo Correa desenvolveu a “Política Corporativa de Saúde e Segurança no Trabalho”.